Ambiente-se Búzios

Ambiente-se Búzios

Ambiente-se Búzios
RIO UNA VIVO
Assista o vídeos da Campanha Salvemos a Bacia do rio Una, produzido pelo Movimento S.O.S, em 2021
Salvemos o Una!
Nossas comunidades e o meio ambiente estão sendo ameaçados por um projeto de transposição de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto de 3 municípios para a bacia do Rio Una. A intenção é despoluir a Lagoa de Araruama, coisa justa. O que não é justo é trazer essa poluição para o Rio Una, impactando todas as comunidades que vivem na sua bacia, chegando até o mar de Búzios, o único município que não lança esgoto na Lagoa de Araruama.
A foz do rio deságua na Praia Rasa e fica a alguns metros da Área de Proteção Ambiental do Mangue de Pedra, patrimônio geológico-ambiental e turístico, raro no Planeta. Portanto, um ecossistema raro e de valor incomensurável! Esta transposição irá causar danos irreversíveis em outros ecossistemas tão importantes e fundamentais para a qualidade de vida das comunidades: o próprio rio, o raro Mangue de Pedra, a APA Marinha, o Parque dos Corais e dois trechos do Parque Estadual da Costa do Sol, além de afetar as atividades de pesca artesanal e a coleta de mariscos.
A bacia do Una está incluída no Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio, área considerada de extrema prioridade para a conservação da biodiversidade brasileira. Urge a recuperação de sua bacia.
O projeto de transposição vem sendo criticado por especialistas, pela falta de estudos hidrogeológicos, oceanográficos e sanitários para dimensionar seu real impacto ambiental, social e econômico. O mar da Rasa é considerado o maior e mais diverso banco de macroalgas Sargassum do Estado que têm função ecológica importantíssima sendo a base da cadeia alimentar das espécies marinhas. Por isso, ali transitam cinco espécies de tartarugas marinhas e onze espécies de golfinhos e baleias (incluindo a Toninha, ameaçada de extinção) em busca de alimentos produzidos pelo Mangue de Pedra e pelo Mangue do Una.
Atualmente, o rio Una já recebe cerca de 150 litros por segundo de resíduos, além de outras fontes de poluição, causando danos já visíveis. Caso esse projeto seja aprovado, o Una passará a receber diariamente uma vazão de 800 litros por segundo, ou seja, 69 milhões de litros por dia! E, no verão o volume aumenta muitas vezes e a qualidade dos resíduos tendem a piorar.
A bacia do Una está incluída no Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio, área considerada de extrema prioridade para a conservação da biodiversidade brasileira. Urge a recuperação de sua bacia.
É preciso lembrar que qualquer dano que prejudique a integridade desses ecossistemas, como por exemplo lançamento inadequado de resíduos de esgoto, é exemplarmente punido pela Lei de Crimes Ambientais. Existem outras propostas para salvar a Lagoa de Araruama. Que se opte por uma alternativa que não cause dano maior às comunidades vizinhas.
Salvemos a Lagoa de Araruama, salvemos o Una, salvemos a vida marinha, salvemos nossas comunidades!