Ambiente-se Búzios

Ambiente-se Búzios

Ambiente-se Búzios
Parque Estadual da Costa
do Sol (PECS)


Criado em 2011, pelo então governador Sérgio Cabral, o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) tem uma área de 9.841 hectares. Abrange parte dos diversos municípios da Região dos Lagos: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia, divididas em 43 fragmentos.
O objetivo do parque foi proteger as populações de animais e plantas nativas, ser como refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; oferecer oportunidades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica e ainda possibilitar o desenvolvimento do turismo - uma vocação natural dessa parte do Estado - com atividades econômicas sustentáveis no seu entorno estão entre as principais razões para a criação do parque.
Por estar dentro de vários município, o regime é co-gestão entre o estado e os municípios e recebe recursos do estado e da exploração do petróleo. O PECS tem o Conselho Consultivo e seu Plano de Manejo finalizado, o que supostamente objetiva ajudar na gestão da UC. Porém a falta de pessoal de gestão e recursos financeiros - nem mesmo as indenizações foram pagar após 12 anos de existência – deixam o Parque em quase estado de abandono. Atualmente o INEA e o Conselho Consultivo do PECS estão em processo análise de redelimitação dos fragmentos do Parque, sofrendo pressões, tanto da especulação imobiliária, quanto dos movimentos socioambientais.
Municípios com área do PECS:
Araruama: 1,3% da área do município estão no PECS, equivalendo a 8,42% da área do Parque.
Armação dos Búzios: 19,49% da área do município estão no PECS, equivalendo a 14,26% da área do Parque.
Arraial do Cabo: 20,58% da área do município estão no PECS, equivalendo a 30,4% da área do Parque.
Cabo Frio: 3,85% da área do município estão no PECS, equivalendo a 16,12% da área do Parque.
São Pedro da Aldeia: 1,76% da área do município estão no PECS, equivalendo a 5,94% da área do Parque.
Saquarema: 7,58% da área do município estão no PECS, equivalendo a 24,86% da área do Parque.
O PECS está dividido em Núcleos de fragmentos em diferentes municípios.
Núcleo Atalaia e Dama Branca
O Núcleo possui um total de 42 fragmentos, que se encontram dentro dos limites dos municípios de Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Núcleo Massambaba
O Núcleo possui um total de 93 fragmentos, que se encontram dentro dos limites dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema.

Núcleo Pau Brasil
O Núcleo possui um total de 66 fragmentos, que se encontram dentro dos limites dos municípios de Armação dos Búzios e Cabo Frio.

Núcleo Serra da Sepiatiba
O Núcleo possui um total de 22 fragmentos, que se encontram dentro dos limites dos municípios de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
