Ambiente-se Búzios

Ambiente-se Búzios

Ambiente-se Búzios
Área de Proteção Ambiental da Azeda e Azedinha

Criada em 1998, pelo então prefeito Mirinho Braga, tem uma área de 14 hectares.
O primeiro proprietário (resitrado) da área foi Luiz Hanold Reis, falecido em 1996. Trocou de mãos algumas vezes e, hoje, pertence ao grupo Oriente Express (responsável pelo Copacabana Palace).
Os primeiros movimentos sociais para proteger as praias da Azeda e Azedinha se iniciaram em 1991 com uma grande manifestação popular, que resultou num abaixo assinado com 451 assinaturas.
No dia 5 de junho de 1992, por coincidência Dia Mundial do Meio Ambiente, o IBAMA publica relatório declarando a Azeda Área de Preservação Permanente. Em 2001, o Movimento Viva Búzios mobilizou uma manifestação popular. O movimento resultou num abaixo assinado com 3.483 assinaturas, sendo que deste total, 54% ou 1.881 assinaturas, com endereço em Armação dos Búzios.
Em 12 de fevereiro de 2009 o prefeito Mirinho Braga através do decreto nº 33 regulamenta a Área de Proteção Ambiental da Azeda e Azedinha.
Em 2011 a APA passa a fazer parte, também, do Parque Estadual da Costa do Sol, tornando esta Unidade de Conservação Integral e de preservação permanente. Entretanto, ainda hoje, há movimentação da especulação imobiliária para retirar a Azeda das áreas de Unidade de Conservação.

Prática de mergulho livre nas praias da Azeda e Azedinha. Imagem Arquivo True Blue
