top of page

Área de Proteção Ambiental das Águas de Tucuns 

Criada através do Decreto nº 1.791, em dezembro de 2021, pelo prefeito Alexandre Martins, a Área de Proteção Ambiental das Águas de Tucuns perfaz 191,9 hectares e nasceu como uma necessidade de proteger a ocupação desordenada das lagoas e alagados dos bairros que compõem a bacia de Tucuns.

A criação de uma Unidade de Conservação no local foi uma das exigências do TAC assinado entre a Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e o Ministério Público Estadual e o INEA, EM 2007, como forma de mitigar a licença irregular de instalação de hotel em parte das dunas de Tucuns. 

A APA das Águas de Tucuns foi criada com a finalidade de proporcionar a conservação e o uso sustentável da seus elementos; o ordenamento 

Apa das água Tucuns - mapa.jpg

ambiental/urbanístico; a melhoria da disposição urbanísticas de seus elementos;  a otimização dos seus recursos biológicos e genéticos; a proteção dos serviços ecossistêmicos, inclusive dos recursos hídricos, como lagoas e córregos; e cuidado com os demais componentes da biodiversidade com potencial econômico, ambiental e urbanístico e de interesse científico da referida região que engloba os bairros de Capão, Tucuns e São José.

Infelizmente, ainda hoje a APA não teve sua área demarcada e não se fez o seu Plano de Manejo, o que ocasiona invasões e ocupações e usos irregulares da Unidade de Conservação, até mesmo com a criação de gado nas área alagadiças.

Ao lado uma representação da delimitação da APA das Águas de Tucuns, sob imagem Google Earth, mostra os principais pontos de alagados que sofrem grande pressão imobiliária. Atualmente, até gado está sendo criado dentro dos limites da APA.
apa aguas tucuns demarcada.jpg
bottom of page