top of page

Área de Proteção Ambiental do Mangue de Pedra

Mapa limites APA Mangue de Pedra.jpg

Criada em 2018, pelo  prefeito André Granado, a Área de Proteção Ambiental do Mangue de Pedras tem uma área de 75 hectares. A proteção da área em torno do Mangue de Pedras da Rasa era uma prioridade do Conselho Municipal de Meio Ambiente, pela sua importância científica e natural. A proposta inicial era a implantação de um Monumento Natural, cuja regra de uso e construção é mais restrita, o que ainda poderá acontecer no futuro.

O Mangue de Pedras é um ecossistema raro que compõe um dos 3 últimos exemplares existentes no mundo e está localizado entre a Praia Gorda e Ponta do Pai Vitório.

O que torna os mangues de pedras tão especiais é o fato de não haver rios que levam a água doce para a praia. O trabalho é feito pela infiltração de água da chuva na encosta do morro que cerca a praia. Graças ao fenômeno, a região abriga uma vegetação rara de ser encontrada em ambiente de água salgada, com plantas típicas de manguezal, e conseqüentemente fauna comum a esses biomas.

Todas as atividades econômicas sustentáveis, só poderiam ser iniciadas, após definição do Plano de Manejo,  que deveria ter sido elaborado pelo Conselho Gestor, cujo prazo já se esgotou. Mesmo se Decreto de criação sendo claro que, até a elaboração do plano de manejo, fica vetado qualquer nova construção na zona de abrangência da APA, ela sofre cotidianamente com invasões, roubo de seixos e mudas de mangue, e ocupação de suas lagoas de influência, o que pode levar a sua extinção.

IMG_4232.jpeg
IMG_6860.jpeg
Fotos: YeYe_photographies 
Texto e foto extraídos do projeto E-Corais, do BrBio
bottom of page